domingo, 12 de setembro de 2010

Eu não quero o Reino dos Céus, eu só aguento a sua promessa!





“Eu não quero o Reino dos Céus, eu não o quero, só aguento a sua promessa!” (G.H. In Clarice Lispector, A paixão Segundo G.H)



Justiça, paz e alegria, são os atributos do "Reino de Deus" no texto bíblico.

Tá difícil ein compadre e comadre ver acontecer aqui na terra! Vai ver que esse Reino só existe nos céus!

Justiça não aguento não, viu...mas temos a tão bonitinha Declaração dos Direitos Humanos, que diz: Todo o homem tem direito a....e o tão arrumadinho Estatuto da Criança e do Adolescente que diz: Toda criança tem direito a...

Todos os dias vejo homens e mulheres sem direito a um monte de coisa....e todos os dias também sei de pais que violentam os filhos, outros que deixam de mandar seus filhos para escola, e ainda outros que, todos os dias, agridem verbalmente seus filhos...e....e o que acontece? Nada.

Vocês souberam? Mais uma mulher, essa semana, dessa vez em Salvador, saiu de sua casa e não voltou até hoje, desapareceu....e o principal suspeito? De novo o namorado, que afirma para a polícia não saber nada a esse respeito....e...e o que acontece? Nada até agora.

Amanhã é segunda-feira, e já tenho medo de ler as notícias dos jornais da minha cidade ou ouvir as notícias do rádio. Por que? Perdi as contas de quantos assassinatos acontecem nos fins-de-semana, e na segunda-feira até perdemos as contas dos crimes....e...e o que acontece? nada....

E quanto a Paz, que ideia é essa?

Eu sou a favor da paz mundial! Eu defendo a paz no mundo! E você? Eu vou fazer uma corrente da paz na minha comunidade! Vamos fazer uma campanha de oração pela paz! Vamos cruzar os dedos para que as guerras no mundo acabem! Vamos fazer a campanha do desarmamento!

Desarmem os bandidos nos morros! Êpa, pera aí, esqueceram de desarmar aqueles que se armam das leis, da própria justiça, das próprias fardas, dos cargos públicos, da função de poder, dos cargos políticos, dos papéis de líderes religiosos, do papel de mãe e de pai e de marido e de mulher, de irmão mais velho, de professor, de líder...e...

Ah, “essa paz que sinto na minha alma, não é porque tudo me vai bem”. Vamos fingindo que está tudo bem, colocando cerca elétrica nos nossos muros...Precisamos nos proteger! Afinal todos estão se protegendo. Os americanos se protegem dos terroristas e investem pesado em segurança, mesmo que isso signifique a insegurança dos outros. Queremos ser embaixadores da paz! Mas, as notícias no Haiti contradizem alguns projetos de paz, as fronteiras do México são um retrato dos projetos violentos de garantia da paz, os mulçulmanos que vivem o sonho da América são testemunhas vivas ou mortas desse sonho de paz.

Viva o sonho de liberdade e de democracia! Porque como realidade, liberdade e democracia seriam insuportáveis! Como aceitar que cada um escolha se quer votar ou não, como aceitar que cada mulher tem autonomia sobre o próprio corpo, ou ainda, como aceitar que cada indivíduo tem direito de ter sua opção sexual? Como aceitar que os outros também tem os mesmos direitos do que eu? É mais fácil querer que todos tenham uma mesma forma para não ter o trabalho de conviver com o diferente e com a diversidade.

Vamos semear paz em África, mandem os soldados da paz! Em Africa, “não se sabem” os motivos de tanta violência, como essa agora em Moçambique ou aquela espécie de guerra-fria em Angola. Não, não, sabe-se sim: A culpa é do povo, essas pessoas vândalas, sem instrução, que querem quebrar tudo, simplesmente porque seus direitos básicos lhes são negados, e dos pais que apenas por não ter dinheiro para comprar comida para seus filhos, vendo-os morrerem de fome, saem quebrando tudo. Só por causa disso? Isso é motivo para quebrar lojas e prédios públicos e fazerem baderna?

Olha o que aconteceu numa cidade do Congo na semana passada! Será possível que nem nos lugares onde as bases da ONU estão se têm paz? Afinal, o que é que vem garantindo a união das nações? A paz de quais países defende a ONU?

Talvez é melhor conviver com a ideia de que a verdadeira paz se encontra no interior de cada um... Ah, que romântica ideia! Cada um por si e Deus por todos! Ah, gente é isso mesmo: Cada um no seu canto padece o seu tanto, e também goza o seu tanto! Cada um que cuide da sua riqueza ou da sua miséria.

Alegria então, ein...ummm, isso é sinônimo de brasilidade! Todos dizem que somos o povo mais feliz do mundo, o mais alegre, o mais receptivo. Buarque de Holanda já dizia que nós demos ao mundo como herança “o homem cordial”. Somos o povo mais cordial do mundo. Até Stallone disse que aqui no Brasil “podia-se atirar nas pessoas, queimar coisas, e ainda te dariam um macaco de presente!”. Viva o Brasil! Viva a democracia! Afinal temos o orgulho de dizer que nós sofremos, mas vivemos sorrindo! Não temos nada para comer até, mas vivemos cantando! Viva a essa beleza de passividade! Viva a tão admirada cordialidade brasileira!

Viva a promessa de um mundo melhor! Viva a essa aldeia global que nos mostra, cada vez mais, as promessas que o mundo todo faz de justiça, de paz e de alegria para todos.

Viva a promessa de Reino de Deus! Porque esse Reino em si, eu não aguento não!

Um comentário:

Marcos Monteiro disse...

Sid, texto gritado com todas as nossas dores... Texto belo costurado em gritos... Adorei o texto. Te adoro.