domingo, 3 de julho de 2011

Bando Anunciador de Santana 2011


O Bando Anunciador da Festa de Sant’Anna tradicionalmente anunciava o início da festa religiosa em homenagem a Senhora Santana, Padroeira da cidade. Extinto nos anos 1980  pela  igreja católica, e resgatado em 2007 pelo CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte, de maneira irreverente e lúdica, vem manifestando a cultura popular, além de apresentar um forte viés político.

Seguindo o Bando, ao som da fanfarra com canções populares, do samba de roda, ou do grito do Afoxé, encontramos um pedaço de diversos segmentos da população feirense, desde estudantes, artistas, intelectuais, políticos, enfim.
As vozes representadas no Bando Anunciador são aquelas que gritam por justiça social, equidade, e democracia. Foram os estudantes lembrando o descaso com a educação no município, o MSTB lembrando a política de exclusão dos centros urbanos, e o descaso com as periferias da cidade, mulheres (Versão Marcha das Vadias) e homossexuais lembrando a luta pela equidade em direitos, o respeito ao corpo e a individualidade.

O Bando percorreu algumas ruas antigas da cidade, passando por lugares onde estão alguns prédios antigos e mal cuidados. Infelizmente não houve uma cobertura dos canais de TV, o que só revela a ausência da imprensa nos momentos mais belos de manifestações populares, e consequentemente dos espaços de discussão e construção coletiva. O prefeito também esteve ausente, assim como ausente está o mesmo e seu governo para diversos segmentos da população feirense.

O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade esteve presente e levantou seu estandarte que mostrava uma charge com as figuras do Prefeito Tarcísio Pimenta e do Deputado Estadual Zé Neto, os quais representavam marionetes nas mãos de suas próprias ações, do Sincol e de uma Construtora bem conhecida na cidade, suspeita de suas ações de monopólio no setor de construção civil.

Fala o povo, os estudantes, os intelectuais, os artistas, os militantes, fala quem quiser ....e assim deve ser se queremos construir uma real democracia!! A versão do Bando Anunciador 2011 foi um pequeno retrato da força e expressão popular do povo feirense e de seu poder articulador e político. Que venha o Bando 2012!!



Um comentário:

DAVID SILVA disse...

Gostei da foto, bastante panorâmica, mostra mesmo a festa que o Bando Anunciador realiza. Mas também gostei de seu blog e concordo com a profunda sabedoria de seu colega "todo vagabundo é que é feliz" pois como ele acredito que viver o momento é muito mais importante do que está preocupado com ele.

um abraço,
David