É um núcleo educacional que tem por finalidade oferecer apoio pedagógico através de atividades educativas. Além de fomentar a reflexão acadêmica através de pesquisas e de publicações, presta apoio às comunidades de base, ao movimento de mulheres e às redes de solidariedade diversas, através da promoção de cursos, de reforço escolar, de alfabetização e letramento, de grupos de estudos, de apoio pedagógico, de intercâmbios, de maneira comprometida com a transformação social.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Programa de promoção da igualdade de GÊNERO, RAÇA E ETNIA
Para fortalecer as conquistas institucionais e a participação social, o Sistema ONU (Organização das Nações Unidas) realiza, no Brasil, o Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia. Iniciativa pioneira no País com aporte do Fundo das Nações Unidas para o Alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio), o Programa é resultado da cooperação internacional entre o Governo Espanhol e o Governo Brasileiro, por meio da SPM - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da SEPPIR- Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Campos de Ação
Atuar para a redução da violência de gênero e a efetividade das legislações de igualdade de gênero, raça e etnia;
Aumentar a participação política de mulheres, particularmente de mulheres negras, nos espaços de poder e decisão;
Inserir as dimensões de gênero, raça e etnia na gestão da política de trabalho, emprego e habitação.
Linhas Estratégicas
O programa tem por missão contribuir para a incorporação dos princípios de equidade de gênero e raça, transparência e inovação na gestão pública e o fortalecimento da participação social nas políticas de desenvolvimento humano.
Gestão Pública: mensuração do impacto das políticas públicas de gênero, raça e etnia; especialização de gestoras e gestores públicos e fortalecimento dos organismos governamentais para mulheres e igualdade racial; e melhoria da rede de atendimento às mulheres.
Participação Social: ampliação e consolidação da participação igualitária, plural e multirracial das mulheres nos espaços de decisão.
Comunicação: monitoramento dos conteúdos e incentivo para maior cobertura da temática de promoção da igualdade de gênero, raça e etnia nos meios de comunicação; especialização de profissionais de mídia nos temas de gênero, raça e etnia; e estímulo às ações de mídia advocacy.
Resultados Esperados
Compreendendo o caráter estratégico das dimensões de gênero, raça e etnia no cotidiano da gestão pública, o Programa estabelece quatro resultados interdependentes:
1. Aperfeiçoamento da transversalidade de gênero, raça e etnia nas políticas, programas e serviços públicos;
2. Apoio à implementação dos Planos Nacionais de Políticas para as Mulheres de Promoção da Igualdade Racial nas esferas estadual e municipal;
3. Aumento da participação das mulheres nos espaços de decisão, de forma igualitária, plural e multirracial;
4. Ampliação do apoio dos meios de comunicação à promoção da igualdade de gênero, raça e etnia.
VAMOS FICAR DE OLHO!!!
A Gestão do Programa quem faz é:
A supervisão e orientação estratégica do programa são de responsabilidade do Comitê Diretivo Nacional, formado por representantes do Governo Brasileiro, do Governo Espanhol e pela Coordenação Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil. A coordenação operacional está a cargo do Comitê Gestor integrado por: SPM, SEPPIR, UNIFEM, UNICEF, UNFPA, ONU-HABITAT, PNUD e OIT.
Quer saber mais e cobrar os resultados? Escreve para:
Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia - Brasil
Coordenadora do Programa
ANGELA FONTES
e-mail: angela.fontes@unifem.org
tel: + 55 (61) 3038.9282
Assistente do Programa
BÁRBARA SANTOS
e-mail: barbara.santos@unifem.org
tel: + 55 (61) 3038.9147
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário