sábado, 25 de setembro de 2010

Memórias de minha terra

Nos 177 anos de Feira, mesmo em meio a tantos problemas que não podemos esquecer, abrimos um espaço para homenagear as coisas boas dessa terra! Fala meu amigo com sua bela prosa, sua poesia!

Memórias de minha terra

por Weslley Moreira de Almeida

Sou da feira
de Feira de Santana.
Feira de Lucas da Feira
O Bandido-herói.
De Maria Quitéria
Soldado Medeiros
                                                                                     Mulher destemida
                                                                                     aguerrida.

Ambos símbolos transgressores
fortalecedores
de um povo
de sua história e cultura.
Feira...

Feira de frutas, cereias
de carne e verduras
tudo exposto e disposto
no meio da rua.

Agora com aparência de organizada
tem muito além
do que gado, couro e agricultura
tem toda sorte de bens.
Tem bugigangas de tudo que é sorte
e tudo mais
se agente for logo alí
próximo à Matriz
na feira do Feiraguay.

Falando da experiência
a mim por ti concedida
Falo então da minha-nossa
nostálgica e presente história
de vida ora vivida.

Me resido desde sempre
na velha Estação Nova
perto da feirinha
onde tudo é mais barato
domingo no fim do dia
na barraca de Eduardo da Carne
e de seu Wilson da Farinha.
Não, não sou turco
Mas moro bem alí
ou aqui
na rua Turquia
próximo à antiga lagoa
onde antes era mata e taboa
junto a Loro, tia Carlinda. tio Izaltino e tia Julia.

É...
Agora
esta rua
que antes
era apenas um caminho
esá paralelepipidizada
urbanizou-se.

Passam carros onde antes passava a boiada.
Onde passavam bois, hoje passam motores.
Nosso playground
Onde brincávamos de bola
de picula
e de gude
e - às vezes - com nosso carro
feito de vaso de Qboa.

Em tempos hodiernos
A Feira entroncada
Com viadutos em tudo que é canto
os carros enraivados
passam zunindo
poluindo
amostra de uma cidade que ultrapassa os sinais vermelhos
é a modernidade chegando...
Prrédios altos arranhando a fumaça.
Sim, até shoppings ja existem
Universidade
e faculdades
Ciber Cafés
e Lan Houses
trazendo uma nova cara
para uma velha-nova cidade.

As feiras na rua
cada vez mais
proibidas
Polícia fica atrás dos verdureiros ambulantes
pois só as lojas que são grandes
é que agora tem validade.

Êta minha Feira mudada.
Pode mudar à vontade.
Mas como de costume
acolhedora continua...
dos que aqui chegam e nascem
dos que aqui labutam
e lutam por ti e por si
e te formam o que és e serás
Portal do sertão
nossa amante
casa
e faina
Nossa cidade!

domingo, 12 de setembro de 2010

Eu não quero o Reino dos Céus, eu só aguento a sua promessa!





“Eu não quero o Reino dos Céus, eu não o quero, só aguento a sua promessa!” (G.H. In Clarice Lispector, A paixão Segundo G.H)



Justiça, paz e alegria, são os atributos do "Reino de Deus" no texto bíblico.

Tá difícil ein compadre e comadre ver acontecer aqui na terra! Vai ver que esse Reino só existe nos céus!

Justiça não aguento não, viu...mas temos a tão bonitinha Declaração dos Direitos Humanos, que diz: Todo o homem tem direito a....e o tão arrumadinho Estatuto da Criança e do Adolescente que diz: Toda criança tem direito a...

Todos os dias vejo homens e mulheres sem direito a um monte de coisa....e todos os dias também sei de pais que violentam os filhos, outros que deixam de mandar seus filhos para escola, e ainda outros que, todos os dias, agridem verbalmente seus filhos...e....e o que acontece? Nada.

Vocês souberam? Mais uma mulher, essa semana, dessa vez em Salvador, saiu de sua casa e não voltou até hoje, desapareceu....e o principal suspeito? De novo o namorado, que afirma para a polícia não saber nada a esse respeito....e...e o que acontece? Nada até agora.

Amanhã é segunda-feira, e já tenho medo de ler as notícias dos jornais da minha cidade ou ouvir as notícias do rádio. Por que? Perdi as contas de quantos assassinatos acontecem nos fins-de-semana, e na segunda-feira até perdemos as contas dos crimes....e...e o que acontece? nada....

E quanto a Paz, que ideia é essa?

Eu sou a favor da paz mundial! Eu defendo a paz no mundo! E você? Eu vou fazer uma corrente da paz na minha comunidade! Vamos fazer uma campanha de oração pela paz! Vamos cruzar os dedos para que as guerras no mundo acabem! Vamos fazer a campanha do desarmamento!

Desarmem os bandidos nos morros! Êpa, pera aí, esqueceram de desarmar aqueles que se armam das leis, da própria justiça, das próprias fardas, dos cargos públicos, da função de poder, dos cargos políticos, dos papéis de líderes religiosos, do papel de mãe e de pai e de marido e de mulher, de irmão mais velho, de professor, de líder...e...

Ah, “essa paz que sinto na minha alma, não é porque tudo me vai bem”. Vamos fingindo que está tudo bem, colocando cerca elétrica nos nossos muros...Precisamos nos proteger! Afinal todos estão se protegendo. Os americanos se protegem dos terroristas e investem pesado em segurança, mesmo que isso signifique a insegurança dos outros. Queremos ser embaixadores da paz! Mas, as notícias no Haiti contradizem alguns projetos de paz, as fronteiras do México são um retrato dos projetos violentos de garantia da paz, os mulçulmanos que vivem o sonho da América são testemunhas vivas ou mortas desse sonho de paz.

Viva o sonho de liberdade e de democracia! Porque como realidade, liberdade e democracia seriam insuportáveis! Como aceitar que cada um escolha se quer votar ou não, como aceitar que cada mulher tem autonomia sobre o próprio corpo, ou ainda, como aceitar que cada indivíduo tem direito de ter sua opção sexual? Como aceitar que os outros também tem os mesmos direitos do que eu? É mais fácil querer que todos tenham uma mesma forma para não ter o trabalho de conviver com o diferente e com a diversidade.

Vamos semear paz em África, mandem os soldados da paz! Em Africa, “não se sabem” os motivos de tanta violência, como essa agora em Moçambique ou aquela espécie de guerra-fria em Angola. Não, não, sabe-se sim: A culpa é do povo, essas pessoas vândalas, sem instrução, que querem quebrar tudo, simplesmente porque seus direitos básicos lhes são negados, e dos pais que apenas por não ter dinheiro para comprar comida para seus filhos, vendo-os morrerem de fome, saem quebrando tudo. Só por causa disso? Isso é motivo para quebrar lojas e prédios públicos e fazerem baderna?

Olha o que aconteceu numa cidade do Congo na semana passada! Será possível que nem nos lugares onde as bases da ONU estão se têm paz? Afinal, o que é que vem garantindo a união das nações? A paz de quais países defende a ONU?

Talvez é melhor conviver com a ideia de que a verdadeira paz se encontra no interior de cada um... Ah, que romântica ideia! Cada um por si e Deus por todos! Ah, gente é isso mesmo: Cada um no seu canto padece o seu tanto, e também goza o seu tanto! Cada um que cuide da sua riqueza ou da sua miséria.

Alegria então, ein...ummm, isso é sinônimo de brasilidade! Todos dizem que somos o povo mais feliz do mundo, o mais alegre, o mais receptivo. Buarque de Holanda já dizia que nós demos ao mundo como herança “o homem cordial”. Somos o povo mais cordial do mundo. Até Stallone disse que aqui no Brasil “podia-se atirar nas pessoas, queimar coisas, e ainda te dariam um macaco de presente!”. Viva o Brasil! Viva a democracia! Afinal temos o orgulho de dizer que nós sofremos, mas vivemos sorrindo! Não temos nada para comer até, mas vivemos cantando! Viva a essa beleza de passividade! Viva a tão admirada cordialidade brasileira!

Viva a promessa de um mundo melhor! Viva a essa aldeia global que nos mostra, cada vez mais, as promessas que o mundo todo faz de justiça, de paz e de alegria para todos.

Viva a promessa de Reino de Deus! Porque esse Reino em si, eu não aguento não!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

GRITO DA INDEPENDÊNCIA DA MULHER!

O Brasil comemora a Independência. É o 7 de Setembro!!
Em todo o país manifestações saúdam esse dia. Afinal, a independência é mesmo para quem? Que independência comemoramos?
Ah, comemoramos um sonho de independência das mulheres! Foi publicada hoje a seguinte notícia em todos os jornais brasileiros:

- Aprovada uma nova lei sobre os direitos reprodutivos em que a mulher tem autonomia e autodeterminação reprodutiva
- Pesquisa constata que mais de 70% ou pelo menos 70% de mulheres  estão participando ativamente da construção política desse país sem serem barradas ou discrimidadas ,e postas atrás dos panos pelos partidos políticos.
-Índice 0% na divisão sexual do trabalho
- Mulheres brasileiras recebem os mesmos salários que os homens em qualquer função desempenhada em seus trabalhos
- Os trabalhos que antes foram considerados de cunho inferior, como por exemplo, atividades domésticas, atividades de docência em escolas de educação infantil e creches estão sendo tão bem pagos quanto as funções tradicionalmente valorizadas pela sociedade brasileira
-Fim da política de discriminação das mulheres negras
- Índice 0% de violência contra a mulher
- O governo garante segurança: direito de ir e vir para as mulheres. E nos últimos 2 anos não foram registrados crimes passionais, em "defesa da honra" ,em todo território nacional.
- A imprensa decreta severo combate a misoginia e toda a forma de exploração da imagem da mulher.

HOJE COMEMORAMOS A INDEPENDÊNCIA DA MULHER BRASILEIRA!!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ESTUPRO EM MASSA EM LUVUNGI – REPÚBLICA DO CONGO

Luvungi, uma cidade da República do Congo, que fica somente a 30 quilômetros de uma base das forças de paz da ONU, foi invadida e ocupada por rebeldes entre os dias 30 de julho e 02 de agosto. O alvo: mulheres e crianças. Mulheres, meninas e bêbes foram estupradas. A maioria das mulheres, foram estupradas pelo menos seis vezes na frente de seus maridos e filhos. O Congo, no passado, já foi conhecido como “Capital Mundial do estupro”, pela grande e frequente ocorrência de abusos sexuais contra mulheres e crianças. A missão da ONU foi alvo de crítica por não proteger a população local da ação de soldados, visto que o país, há pelo menos cinco anos, é aterrorizado pelos conflitos ocorridos por disputas das grandes reservas minerais. Historicamente, em grandes conflitos, onde o objetivo foi a apropriação de riquezas de um determinado povo, os alvos principais foram sempre mulheres e crianças. Até quando vamos fechar os olhos para a violência que acontece a nível mundial contra mulheres e crianças?
Você pode ler mais sobre esse assunto no site BBC-Brasil, http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100902_congo_estupro.shtml

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PARADA GAY em Feira de Santana

No último domingo, 29 de agosto, aconteceu em Feira de Santana a 9ª parada gay. Organizada pelo GLEICH (Grupo liberdade,igualdade e cidadania homossexual), contou com o patrocínio da prefeitura da cidade. O evento aconteceu na Avenida Getúlio Vargas e teve concentração na praça de alimentação. Com o lema: Diga não a homofobia, os organizadores fizeram  um pedido de respeito aos travestis e transsexuais e de garantia da cidadania plena para estes.
A avenida Getúlio Vargas esteve completamente tomada, animada por dois trios elétricos. Vários rostos misturaram-se e formaram as cores da parada gay, desde aqueles mais conscientes, que estavam lá para unir vozes em defesa dos direitos de gays e das lésbicas, até aqueles curiosos que estavam só para se divertir. Ainda é notório a desinformação da população acerca dessa temática, e necessário se faz, por parte das autoridades de direito, a promoção de mesas de discussão pública com a população.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CENTRO DE ESTUDOS SEMEAR

CENTRO DE ESTUDOS  SEMEAR

SEU FILHO PRECISA DE APOIO PEDAGÓGICO?
ELE PRECISA DE REFORÇO ESCOLAR??

O QUE É O CENTRO DE ESTUDOS SEMEAR?
O centro é uma extensão do projeto GAIA, e pretende ser um espaço alternativo de apoio pedagógico para crianças e ajuda para mães. É um espaço de integração e interação, onde o seu filho pode receber apoio pedagógico e auxílio nas atividades escolares.
O QUE TEM DE DIFERENTE?

A diferença é que além de oferecer reforço escolar, o seu filho pode estar no centro para desenvolver também outras actividades como: xadrez, artesanato, inglês, que vão servir como apoio pedagógico. E ainda, durante o período que o seu filho estiver no centro, ele poderá realizar consultas a nossa biblioteca virtual, com um grande acervo de livros, fazer pesquisas na internet, e também a biblioteca do centro com livros que poderão ser consultados durante o tempo que ele estiver no centro.

O centro também oferece o serviço de BABYSITER, no próprio espaço ou em domicílio (mais uma opção, se você quer viajar ou precisa ir para uma reunião de trabalho, pode deixar seus filhos em segurança e com profissional capacitado).

O centro também estará realizando a ESCOLA DE FÉRIAS ( atividades em grupo durante o período de férias com visitas em lugares da cidade, idas ao cinema, mercado de arte popular, e aulas diversificadas e pequenas viagens e retiros). E em breve (2011) começará a Escola de Línguas (inglês, francês, português e tcheco). As vagas são limitadas!
POSSO CONFIAR?
Claro que sim. O Centro de estudos Semear, encontra-se num bairro seguro da cidade, que é a Serraria Brasil, no encontro das duas avenidas Maria Quitéria e João Durval, bem pertinho mesmo do Condomínio Parque Cajueiro. É a sede do projeto GAIA.

QUEM É A RESPONSÁVEL?

Quem está a frente do centro de estudos Semear é a professora Sidinea Pedreira.
CONTATO!!Ligue : (75) 88363330 e faça-nos uma visita!!

PAGAMOS ALTOS PREÇOS PELA DOMINAÇÃO MASCULINA

Manter a sociedade patriarcal funcionando mesmo as custas da violência contra a mulher, já está se tornando um lema introjetado por muitos, e que recebe o aval de boa parte das mídias brasileiras. Estrategicamente culpabilizam a mulher pela violência sofrida, criando uma imagem destroçada desta. Exemplo disso são os casos de Mércia Nakashima, e de Elisa Samudio. Neste último, o advogado do acusado, Bruno Fernandes, alegou que a palavra de Elisa não deveria ser levada em consideração, visto ser ela pessoa de má índole, atriz de filme pornô. Existem justificativas para atos violentou ou para atentar contra a vida de uma outra pessoa?

Apesar da Lei Maria da Penha estar em vigor, a violência contra a mulher é banalizada em nossa sociedade, onde prevalece uma cultura machista. O nível de assassinato feminino no Brasil fica acima da média internacional. Nesse Brasil onde homens ainda decidem sobre a vida e sobre a morte de mulheres, são mortas 10 mulheres por dia. Difícil transformar as Leis em realidade e justiça nesse país!

Brasileiros presos por estupro em Paris

"Quatro brasileiros foram indiciados e presos em Paris pelo envolvimento no estupro de uma jovem estudante francesa de 21 anos, em um trem que fazia o trajeto Barcelona-Paris" . Notícia divulgada pela BBC Brasil nesta terça-feira. Os jovens que tem entre 23 e 24 anos, foram presos ao tentar fugir para outro trem na paragem de uma estação. Eles foram identificados pelo sistema de câmeras do trem.
Esperamos que possam ser punidos pelo crime hediondo, e que o Brasil não esconda mais esse tipo de notícia, que deve ser mostrada para a população, para que o tema de violência contra a mulher seja discutido no nosso país, pois é assustador e faz parte do dia a dia dos brasileiros, infelizmente. Jovens turistas, fazendo passeio pela Europa realiza estupro. Que sujeira! Abre a boca Brasil! Mostra a cara desses jovens para todo mundo ver o que anda produzindo essa sociedade brasileira misogina!